PT celebra 45 anos de fundação

O Partido dos Trabalhadores (PT) completa 45 anos de história na próxima segunda-feira(10). Fundado em 10 de fevereiro de 1980, em São Bernardo do Campo (SP), durante um período de intensa mobilização social e política no Brasil, em meio ao processo de redemocratização após a ditadura militar, o partido surgiu como resultado da união de lideranças sindicais, intelectuais, artistas, religiosos ligados à Teologia da Libertação e diversos movimentos sociais. Segundo informações do partido, desde seu início, o PT se destacou pela defesa dos direitos dos trabalhadores, pela promoção da justiça social e pela construção de uma democracia participativa.

A data será celebrada com atividades em várias cidades brasileiras, incluindo debates, homenagens a militantes históricos e discussões sobre os desafios atuais da política nacional. Em Brusque, filiados e simpatizantes comemorarão em um evento na sede do partido, na rua Nova Trento, na noite desta sexta-feira (07).

Ao longo de sua trajetória, o PT elegeu dois Presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Vana Rousseff. Lula foi eleito três vezes, em 2002, 2006 e 2022, tendo governado entre 2003 e 2011 e de janeiro de 2023 até os dias atuais. Já Dilma foi eleita em 2010 e 2014, governando entre 2011 e 2016.

`Para o partido, os governos petistas protagonizaram importantes mudanças sociais no país, com políticas marcantes, como o Bolsa Família, a ampliação do acesso ao ensino superior, programas como Prouni, Luz Para Todos, Samu, PAC, Minha Casa, Minha Vida e Mais Médicos.

Em Brusque, o Partido dos Trabalhadores governou a Prefeitura entre 2009 e 2015, com Paulo Eccel, que é o atual presidente da sigla na cidade. Na Câmara de Vereadores, Bete Eccel é a representante do PT, eleita com 1.474 em 2024, sendo a única mulher no parlamento brusquense.

O PT de Brusque é o único partido com candidatura a prefeito em todas as eleições municipais desde a promulgação da Constituição Cidadã de 1988.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.